Dicas para famílias

Encontrar um(a) babysitter de confiança: o que deve fazer

  • Publique uma oferta de trabalho com uma descrição clara - seja o mais específico possível
  • Selecione os/as babysitters favoritos(as) de entre os/as que o contactaram e marque um telefonema para os/as conhecer melhor. Se estiver satisfeito com o resultado da conversa telefónica, experimente convidá-lo(a) a sua casa para que possa conhecer o seu filho. Lembre-se que nós não sujeitamos os/as babysitters que se registam em Babysits a uma verificação de antecedentes, por isso convide apenas pessoas em quem confie.
  • Tenha em atenção que, por vezes, potenciais babysitters trazem consigo alguém, como um familiar, para garantir a sua própria segurança.
  • Se ficou satisfeito com o encontro, e o seu filho também gostou do(a) babysitter, está na altura de verificar as suas referências.
  • Se quer que o/a babysitter apanhe o seu filho da escola, terá que apresentá-lo(a) primeiro aos professores do seu filho e aos outros pais na escola.
  • Lembre-se que um(a) babysitter não é o mesmo que uma empregada doméstica. Não espere que lhe limpem a casa enquanto está fora!
  • Se encontrou um(a) babysitter que é estudante, lembre-se de previamente discutir o seu horário para que saiba quando irá precisar de encontrar outro(a) babysitter para o/a substituir quando o/a seu(ua) tem exames, por exemplo.
  • Lembre-se da regra de ouro: se tratar bem o/a seu(ua) babysitter, ele(a) irá tratá-lo bem de volta.

O que fazer no primeiro dia do(a) babysitter

Provavelmente está mais preocupado com o primeiro dia de babysitting do seu filho do que ele está, por isso siga o seu exemplo e lembre-se de relaxar e deixar as coisas acontecerem de forma natural.

Aqui ficam as nossas dicas para si:

  1. Saiba com quem está a lidar! Certifique-se que já se encontrou com o/a babysitter pelo menos uma vez antes.
  2. Deixe algumas coisas preparadas para o/a babysitter como, por exemplo, os jogos favoritos do seu filho, um lanche ou um filme para que eles tenham bastante com que se entreter!
  3. Certifique-se que o/a babysitter chega a tempo! Lembre-se de previamente trocar informações de contacto para que ele(a) o possa avisar se estiver atrasado.
  4. Antes de sair, dê ao(à) seu(ua) babysitter uma lista de contactos (números de telefone, contacto de emergência), informação sobre hábitos de sono e medicação sobre o seu filho.
  5. Mostre a sua casa ao(à) babysitter e diga-lhes onde guarda tudo o que eles(as) possam precisar, como uma muda de roupa, kit de primeiros socorros, lanterna, comida, etc.
  6. Seja atencioso, mas breve, a dizer boa noite ao seu filho.

Momento de contacto

Aconselhamos vivamente todas as famílias a se encontrarem com potenciais babysitters e a apresentá-los(as) aos seus filhos antes do primeiro dia de trabalho. Potenciais babysitters devem pedir às famílias para se encontrarem num espaço público ou trazer um adulto consigo (se forem menores). Estas recomendações servem para assegurar a segurança de ambas as partes.

Não tenha pressa e disponha do seu tempo até que se sinta confortável com a outra parte, mesmo que isso signifique encontrarem-se várias vezes antes do primeiro dia de trabalho. Outra forma de garantir que o/a babysitter é de confiança é tê-lo(a) a tomar conta do seu filho enquanto está com eles em casa. Assim, pode ver em primeira mão como ele(a) cuida de crianças e ele(a) pode ir fazendo perguntas. Se optar por deixar o seu filho em casa do(a) babysitter, certifique-se que viu a sua casa inteira primeiro.

Babysits também oferece um serviço de mensagens privado para facilitar a comunicação entre utilizadores. É essencial que comunique com outros utilizadores através de Babysits primeiro, até que esteja confortável o suficiente para trocar informações de contacto e utilizar outras plataformas de mensagens (ex. SMS, WhatsApp). Tenha em atenção que não o poderemos ajudar com queixas sobre mensagens que tenham sido enviadas por fora do nosso serviço de mensagens, pois não teremos um registo da troca. Se utilizar outra plataforma de mensagem, utiliza-a a seu próprio risco!

Formulário de admissão de Babysitter

Antes do primeiro dia de babysitting, peça ao babysitter em questão que preencha este formulário. Este é uma forma de garantir que não surjam problemas quando está ausente.

Ver formulário de admissão

Receber mais dicas?